- ORTODONTIA

A ortodontia é a especialidade da odontologia que diagnostica, previne e corrige as más oclusões dos dentes e as complicações dento-faciais que estas más-oclusões podem causar.

Ortodontia Preventiva

Evita a instalação da má-oclusão nos dentes. Pode ser realizada muitas vezes através de procedimentos simples, como restauração de dentes e prevenção real de hábitos nocivos, como sucção de chupeta, dedo, hábito de roer unhas e interposição lingual.

Ortodontia Interceptiva

Intercepta as más-oclusões que já estão se instalando. Pode-se realizá-la através da remoção de hábitos bucais nocivos, manutenção dos espaços na fase de troca dos dentes e eliminação de interferências oclusais que causam mordidas cruzadas.

Ortodontia Corretiva

Corrige as más-oclusões que já se instalaram e restaura a harmonia e saúde bucal do paciente. Para isso existem vários tipos de aparelhos, fixos, removíveis, acessórios, elásticos. O ortodontista seleciona o tipo de aparelho para cada caso, dependendo do diagnóstico e plano de tratamento indicados.
O ideal é que os pais levem seus filhos para uma avaliação ortodôntica quando estes têm entre 5 e 7 anos de idade. Nesta consulta o ortodontista poderá orientar os pais e ter uma idéia da época correta para início do tratamento, caso seja necessário.
Pacientes adultos também podem ser tratados ortodonticamente. A ortodontia é importante para melhorar a saúde bucal e geral do paciente. Dentes alinhados e corretamente posicionados facilitam a função mastigatória, fonética e a higienização , dificultando assim o aparecimento de lesões de cárie e doenças gengivais.
Dentes mal posicionados podem desenvolver problemas funcionais como desgaste acentuado ou dores na face.
Além disso, a pessoa com o sorriso bonito e sadio melhora sua auto-estima e tem melhor qualidade de vida.