Pesquisa relaciona bactérias bucais e doenças pulmonares


Um estudo realizado no Departamento de Cuidados Pulmonares e do Departamento de Periodontia das Faculdades de Medicina e de Odontologia da Universidade de Buffalo, nos Estado Unidos, revela que uma má higiene bucal pode abrir caminho para doenças pulmonares e infecções respiratórias.

A ploriferação de certas bactérias na cavidade oral são as responsáveis.
Foram analisados 49 pacientes hospitalizados com alto risco de pneumonia. 28 pessoas apresentaram micróbios associados a doenças respiratórias em suas placas bacterianas, e 21 não apresentaram tais germes. Entre as 14 pessoas que desenvolveram a pneumonia hostpitalar, 10 delas teriam desenvolvido a doença por causa dos germes encontrados na placa bacteriana. Testes com as bactérias do pulmões de oito pacientes mostraram que o DNA combinava com o dos germes das placas.
Segundo o coordenador do estudo na universidad de Buffalo, Ali El-Solh, este é o primeiro trabalho a concluir uma ligação entre higiene bucal e as doenças respiratórias. As descobertas sugerem que patógenos respiratórios encontrados na placa bacteriana podem ser um importante reservatório de pneumonia.

Fonte: jornal do Site Odonto